Justiça do Rio suspende posse de deputados presos

Liminar

Publicado em 09/04/2019 - 12:54 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, em caráter liminar, nessa segunda-feira (8), a posse dos cinco deputados estaduais que estão presos preventivamente.

 

A decisão da juíza Luciana Losada, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, atendeu a pedido do Ministério Público do Estado (MP-RJ) e sustou todos os efeitos do ato da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que autorizou no último dia 21 a posse dos parlamentares.

 

Uma comissão foi com o Livro de Posse ao presídio em que estão os deputados Marcus Vinícius, Luiz Martins, Marcos Abrahão e André Correa, e também à casa de Chiquinho da Mangueira, que cumpre prisão domiciliar.

 

Em 25 de março, a Alerj convocou os suplentes, uma vez que os deputados empossados não poderiam exercer o mandato, para receber salários ou formar gabinetes.

 

O MP-RJ também argumentou que a posse fora das dependências da Casa Legislativa feriu o regimento interno da Alerj.

 

Os deputados foram presos no fim do ano passado, na Operação Furna da Onça, que investiga a relação de deputados estaduais com corrupção e loteamento de cargos públicos.

 

A magistrada reconhece, na decisão, que o ato de convocar os suplentes respondia à exigência constitucional de garantir a plena composição da casa, com 70 deputados.

 

Ela acrescentou que "os suplentes foram empossados fora das exceções legais previstas na Constituição Estadual".

 

Em nota, a Alerj informou que vai recorrer da decisão. Segundo a nota, a Casa agiu dentro de suas competências, buscando resguardar o resultado das urnas, chancelado pela Justiça Eleitoral na diplomação dos deputados eleitos. E reitera que a posse dos deputados afastados não implicou, em nenhum momento, pagamento de salários ou manutenção de gabinetes. Com isso, possibilitou a convocação imediata dos suplentes.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo