Dirceu deixa Brasília para cumprir pena em Curitiba

Lava Jato

Publicado em 17/05/2019 - 12:05 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O ex-ministro José Dirceu já saiu de Brasília e segue a caminho de Curitiba.

 

José Dirceu partiu de Brasília ainda durante a madrugada desta sexta-feira (17). Ele tem que se entregar em Curitiba até às 16h.

 

Assessores do político informaram que ele foi de carro para o Paraná.


O mandado de prisão foi assinado após a decisão da segunda instância da Justiça Federal determinar a execução provisória da pena de 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.

 

A quarta seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF4, sediado em Porto Alegre, por unanimidade negou recurso da defesa de Dirceu e determinou o cumprimento da pena com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza prisão ao fim dos recursos em segunda instância.

 

A defesa de José Dirceu buscava a prescrição dos crimes, por causa da idade avançada do ex-ministro, hoje com 72 anos.

 

Também foi determinado que o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, condenado no mesmo caso, comece a cumprir sua pena de 8 anos e 9 meses de reclusão.


O processo envolve o recebimento de propina em contrato superfaturado da Petrobras com a empresa Apolo Tubulars para o fornecimento de tubos à estatal, entre 2009 e 2012.

 

José Dirceu e o irmão teriam recebido R$ 700 mil por meio da construtora Credencial. A denúncia também contabiliza como propina o uso de aeronaves em mais de 100 voos feitos pelo ex-ministro.


Já os executivos da Apolo Tubulars, empresa que teriam fornecido os tubos à estatal, foram absolvidos das acusações por falta de provas suficientes.

 

A condenação, na primeira instância, foi proferida em março de 2017, pelo então juiz federal Sérgio Moro e confirmada pela oitava turma do TRF4, em setembro do ano passado.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo