Governo reedita decreto sobre a posse e o porte de armas

Governo federal

Publicado em 22/05/2019 - 17:18 Por Sayonara Moreno - Brasília

O governo federal publicou, nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União, um novo decreto, que altera regras do anterior, editado em 7 de maio. Segundo o governo, a alteração atende questionamentos feitos pelo poder Legislativo e pela sociedade em geral.

 

Agora, não vai ser mais permitido, o porte de arma portáteis, como fuzis, carabinas ou espingardas ao cidadão comum. Fica mantido o direito de portar armas de porte, aquelas menores, como pistolas, revólveres e garruchas.

 

Lembrando que o direito à posse permite a arma guardada, em casa. O direito ao porte permite o transporte da arma, fora de casa.
 

 

Fica mantida a permissão para o porte a profissionais de diversas categorias, como instrutores de tiro, colecionadores, caçadores, políticos eleitos, conselheiros tutelares, advogados e jornalistas que façam cobertura de pautas policiais.
 

 

O decreto havia gerado polêmica quanto à autorização, a menores de idade, para a prática de tiros esportivos. Agora, a idade mínima é de 14 anos e, para isso, vai ser exigida autorização de ambos os responsáveis pelo menor, não apenas um, como editado anteriormente.
 

 

Outra mudança é em relação ao embarque de passageiros armados em aeronaves, que, antes, dava poder ao Ministério da Defesa e ao da Justiça e Segurança Pública para estabelecer as normas de segurança. Agora, a fiscalização passa a ser atribuição da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo