Novo parecer da reforma da Previdência será lido na próxima terça, afirma Rodrigo Maia

02:01 Política, Notícias 27/06/2019 - 14h42 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O novo parecer sobre a reforma da Previdência não será mais conhecido nesta quinta-feira (27). A apresentação na Comissão Especial foi adiada para próxima terça-feira (2).

 

O motivo é a inclusão dos servidores dos estados e municípios no texto, que acabaram retirados a pedido da maioria dos líderes partidários. 

 

A comissão finalizou os debates nessa quarta-feira (26) após 4 dias de sessão com mais de 30 horas de falas.

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se reuniu com lideranças e o relator Samuel Moreira nesta quinta (27) para discutir os próximos passos.

 

Maia defendeu que é melhor aguardar a reunião com governadores na próxima semana para tentar conquistar votos de parlamentares a favor da inclusão dos estados e municípios.

 

Rodrigo Maia disse ainda que o novo parecer da reforma será apresentado na próxima terça-feira (2) mesmo que não se chegue a um acordo sobre os estados e municípios.

 

Maia calcula que a reforma será votada na próxima semana na Comissão e na seguinte no Plenário, antes do recesso parlamentar.

 

Para isso, será preciso vencer a obstrução da oposição, que quer levar o debate para o segundo semestre.

 

O relator da reforma, Samuel Moreira, do PSDB, argumentou que o adiamento de hoje não compromete a votação neste semestre. 

 

Além da inclusão de estados e municípios no texto, lideranças da Câmara admitem que outras questões ainda estão em negociação, como a previdência de policiais civis, federais e guardas municipais; as regras de transição e o cálculo para definir o valor da aposentadoria.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique