Vereadores derrubam cassação de mandato de Crivella

Rio de Janeiro

Publicado em 26/06/2019 - 09:10 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, conseguiu escapar da cassação do mandato. Em votação final no plenário da Câmara dos Vereadores foi derrubado o impeachment de Crivella, com placar de 35 votos favoráveis à rejeição, 13 contrários e 1 abstenção.

 

Para o prefeito ser impedido eram necessários o apoio de ao menos 34 parlamentares ao pedido.

 

Nessa terça-feira (25), foram realizadas três rodadas de votação, uma para cada acusação que pesava contra Crivella.

 

Em todas, ele venceu com folga diante de galerias lotadas por apoiadores e opositores que, em alguns momentos, tornavam o clima tenso.

 

O processo de impeachment foi aberto a partir de uma denúncia do servidor da Secretaria de Fazenda do município, Fernando Lyra Reis, que acusou Crivella de prática de irregularidades na renovação de contratos para a exploração de publicidade no mobiliário urbano.

 

O parecer aprovado da Comissão Processante indicou ausência de responsabilidade do prefeito, mas reconheceu a ilegalidade nas renovações dos contratos com as empresas envolvidas na denúncia e recomendou a apuração da conduta de servidores.

 

Vereadores da oposição, ao final da votação, levaram pizzas aos corredores da Casa Legislativa em uma crítica ao resultado do processo.

 

Onze parlamentares da oposição assinaram um relatório alternativo, afirmando que Crivella teve sim responsabilidade pessoal.

 

Para o vereador do PSOL, Tarcísio  Motta, houve um grande acordo de bastidores para  absolver o prefeito.

 

O relator do processo, Luiz Carlos Ramos Filho, do Podemos, disse que o relatório foi justo, imparcial, o que possibilitou a inversão do resultado em relação à admissibilidade do processo.

 

O advogado de defesa do prefeito, Alberto Sampaio Junior, afirmou que a vitória não foi do prefeito, mas sim do estado democrático de direito.

 

Já o prefeito Marcelo Crivella divulgou vídeo nas redes sociais agradecendo aos vereadores que, segundo ele, fizeram justiça.

 

Apesar da absolvição de Crivella, a Câmara continua avaliando a suspensão dos contratos de publicidade, alvos da denúncia.

 

Segundo o relator, estão sendo colhidos pareceres das comissões da Casa para elaboração de um relatório conjunto, que será levado para votação.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo