Câmara deixa para agosto votação em segundo turno da reforma da Previdência

02:29 Política, Notícias 15/07/2019 - 07h02 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Agora, a votação da reforma da Previdência, só em agosto. Depois de finalizado o primeiro turno da análise da proposta, na última sexta-feira (12), o texto que passou pela comissão especial está pronto para ser analisado no plenário da Câmara, no segundo turno.

 

Essa etapa fica para depois do recesso parlamentar, que começa nesta quinta-feira (18).

 

Preocupado com a possibilidade de quórum baixo, para a votação nesta semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, definiu a data do segundo turno para 6 de agosto.

 

Segundo ele, a ideia é também evitar as pressões para que os parlamentares mudem de ideia.

 

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado na última quarta-feira (10). Após a redação do texto final, já com os destaques aprovados, a comissão especial aprovou, na sexta passada, por 35 votos a 12, o texto que segue para a próxima etapa.

 

Lembrando que no segundo turno os deputados não podem alterar mais nada no texto a ser analisado. Neste caso, poderão apenas fazer as chamadas “emendas supressivas”, para retirada de trechos.

 

Caso aprovado em plenário, no segundo turno, em agosto o texto segue para votação no Senado.

 

Por lá, o secretário da Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, acredita que a reforma seja aprovada em setembro.

 

Em relação à inclusão de estados e municípios na reforma, que ficaram de fora da proposta aprovada pela Câmara, a expectativa de Marinho é pela inclusão por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), separada.

 

No Senado, o texto passa pela Comissão de Constituição e Justiça, sem passar pela comissão especial, e vai direto para o plenário, também em dois turnos. A aprovação da reforma da previdência no senado também precisa de SESSENTA por cento dos votos, o equivalente a 49 senadores, em cada turno.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique