Congresso vai investigar ação de hackers na invasão de celulares de autoridades

02:19 Política, Notícias 27/07/2019 - 14h25 Brasília Embed

Kariane Costa

O Congresso reagiu à prisão das quatro pessoas sob a acusação de invasão do celular do ministro Sérgio Moro e autoridades do Legislativo, Judiciário e do Executivo.

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, divulgou nota em que afirma que os paralmanetares também vão investigar a ação dos hackers, durante a  CPI Mista do Congresso Nacional para tratar das notícias falsas, as fake news.

 

De acordo com Alcolumbre, os temas estão correlacionados porque, segundo o senador, a ação indevida dos hackers leva ainda à produção de fake news, que só servem para gerar a confusão de informações e a manipulação da opinião pública.

 

À Rádio Nacional, o senador Humberto Costa, líder do PT, disse que a CPI Mista é necessária  porque esse tipo de prática vem se reproduzindo e intensificando ao longo do tempo.

 

A CPMI, que estava parada, agora  ganha força para ser instalada e os partidos indicarem seus membros.

 

Para o senador Álvaro Dias, do Podemos, é importante também desvendar se houve ou não mandantes ou o que ele chamou de patrocinadores, no caso dos hackers.

 

Em julho, o presidente do Senado determinou a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para apurar ataques cibernéticos e notícias falsas nas eleições de 2018.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique