Presidente do STJ confirma que foi alvo de hackers

Grampo

Publicado em 26/07/2019 - 09:24 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, confirmou que foi alvo da atuação de hackers.

 

Segundo Noronha, o fato foi comunicado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

 

Na nota divulgada à imprensa, o ministro afirma que Sérgio Moro informou que o material obtido vai ser descartado para que a intimidade de ninguém seja devassada.

 

A Policia Federal (PF) também divulgou nota informando que, por enquanto, o conteúdo das mensagens será preservado pois é parte de diálogos privados, obtidos por meio ilegal e que cabe à Justiça definir o destino do material.

 

A destruição é uma das opções, informa o comunicado. A PF esclareceu ainda que as investigações não têm como objeto a análise das mensagens.

 

De acordo com a Polícia Federal, as quatro pessoas presas na terça-feira (23), sob a acusação de invasão do celular de Moro, também teriam roubado dados de mil vítimas, entre elas autoridades do Legislativo, Judiciário e do Executivo.

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse, em nota, que recebeu com indignação e repulsa a noticia que seu celular foi 'hackeado' . E lembrou da CPI Mista do Congresso Nacional que vai investigar notícias falsas, as fake news.

 

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informou que não utiliza o aplicativo Telegram e que teve conhecimento de um suposto hackeamento pela imprensa.

 

O presidente do STF, Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também teriam seus telefones invadidos pelos hackers.

 

Dois partidos divulgaram nota. O Democratas, que anunciou a expulsão de Walter Delgatti Neto, um dos supostos hackers presos e filiado a legenda. E o Partido dos Trabalhadores, que negou informação dos advogados de dois hackers presos pela Policia Federal, de que havia interesse em vender o conteúdo das interceptações para o PT.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo