Governo autoriza uso da GLO para combate a queimadas na Amazônia

01:29 Política, Notícias 23/08/2019 - 20h57 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O governo federal autorizou a operação de GLO, Garantia da Lei e da Ordem, nos nove estados da região da Amazônia Legal. O decreto foi assinado nessa sexta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro e a operação entra em vigor neste sábado. A partir de agora, todos os governadores que quiserem auxílio das Forças Armadas no combate a incêndios florestais devem enviar um pedido formal ao Planalto.

 

O governador de Roraima, Antonio Denarium, participou de uma reunião no Palácio do Planalto. Ele foi o primeiro a solicitar a GLO, mas destacou que a situação está mais crítica em outros estados.

 

Inicialmente a previsão é de que a operação de GLO na Amazônia dure um mês, até 24 de setembro. As Forças Armadas foram autorizadas a atuar nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas da Amazônia Legal que requererem ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, e levantamento e combate a focos de incêndio.

 

O governo ainda não informou quantos militares vão atuar na operação de combate a incêndios ambientais.

 

Todos os governadores da Amazônia Legal devem se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, na próxima terça-feira, no Palácio do Planalto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique