Argentina aprova projeto que estende Emergência Alimentar até 2022

02:37 Política, Notícias 21/09/2019 - 09h21 Montevidéu Embed

Marieta Cazarré

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou um projeto para estender a Emergência Alimentar até o final de 2022, o que significa um aumento de 50% dos recursos destinados à segurança alimentar, no valor de 8 bilhões de pesos, cerca de US$135 milhões. O projeto, que agora vai para o Senado, foi aprovado por 222 votos a favor e uma abstenção.

 

Esse aumento será realizado através da realocação de itens, para que não afete o orçamento deste ano ou as metas fiscais estabelecidas. A medida já vinha sendo reivindicada há algum tempo por organizações sociais, igrejas e pela central sindical do país. 

 

A emergência alimentar está vigente no país desde 2002, um ano após a pior crise que a Argentina enfrentou neste século.

 

Em 2018, a pobreza no país atingiu 32% das pessoas; os sem-teto já eram 6,7% da população. Estima-se que final de 2019, os valores possam chegar a 38% e 10%, respectivamente. A inflação, que é uma das mais altas do mundo, deve chegar este mês a 6% e este ano a 55%.

 

As informações com Marieta Cazarré, correspondente da EBC em Montevidéu. 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique