Câmara dos Deputados cria o programa Comprove para checagem de fake news

01:04 Política, Notícias 26/09/2019 - 13h05 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Para saber se uma notícia é falsa ou não, a Câmara dos Deputados criou o programa Comprove, em parceria com os institutos ‘E se fosse você?’ e ‘Palavra Aberta’, a ferramenta checa notícias falsas.

 

Basta enviar a suposta notícia para o número de WhatsApp com DDD 61, número 9.9660-2003. Uma equipe especializada vai ficar responsável para conferir a autenticidade daquela informação, respondendo a demanda classificando o material como fato, falso ou impreciso.

 

A ferramenta vai servir para apresentar uma versão sobre fatos relacionados tanto à Câmara como em relação aos deputados. Uma página dentro do site oficial da Câmara vai reunir as principais checagens.

 

Quem quiser testar a nova ferramenta criada pela Câmara, basta enviar a suposta notícia para o número com DD 61, 9 9660 – 20-03, repetindo, 9.9660-2003.

 

A equipe que responde as demandas trabalha de segunda à sexta, das 8 da manhã às 8 da noite, exceto, claro, nos feriados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique