Congresso derruba vetos a Lei de Abuso de Autoridade

Pauta Parlamentar

Publicado em 25/09/2019 - 09:34 Por Kariane Costa - Brasília

O Congresso Nacional derrubou 18 vetos do presidente, Jair Bolsonaro, à Lei de Abuso de Autoridade. Outros 15 vetos foram mantidos.

 

A sessão do Congresso foi marcada por muito debate, mas pouco resultado. Os parlamentares não conseguiram avançar na pauta e mais uma vez o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o veto sobre a gratuidade de bagagens em voos nacionais ficaram de fora da votação.

 

Por fim, por falta de quorum no Senado, o presidente Davi Alcolumbre encerrou a sessão do Congresso sem apreciar boa parte dos vetos e uma nova sessão foi convocada para esta quarta-feira (25).

 

Sobre a derrubada dos vetos à Lei de Abuso de Autoridade, Alcolumbre voltou a dizer que faz parte do processo democrático.

 

Entres os vetos derrubados está o que permite ao ofendido entrar com uma ação penal privada contra a autoridade, se o Ministério Público (MP) se omitir. Outros pontos que voltam a valer são o que tornam crime de abuso de autoridade a decretação, substituição ou relaxamento de prisão irregular, constranger preso a produzir prova contra si, impedir a comunicação com advogado ou negar acesso aos autos ao advogado.

 

A votação da reforma da Previdência, no Senado, em primeiro turno, também foi adiada mais uma vez. Prevista para essa terça-feira (24) foi remarcada para a próxima terça-feira (1º).

 

O motivo do adiamento foi a ida de Alcolumbre e outros senadores ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar da operação de busca e apreensão feita na semana passada, no gabinete do senador Fernando Bezerra Coelho, líder do Governo no Senado.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo