Senado aprova indicação de Augusto Aras à Procuradoria-geral da República

01:37 Política, Notícias 25/09/2019 - 18h10 Brasília Embed

Kariane Costa

Senadores aprovaram, com 68 votos favoráveis, 10 contrários, e uma abstenção, o nome de Antônio Augusto Brandão de Aras para o cargo de procurador-geral da República.

 

A votação em plenário foi rápida, com a presença de 79 parlamentares. Davi Alcolumbre, presidente da Casa, informou que a mensagem de aprovação será imediatamente encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

Aras foi indicado por Bolsonaro para chefiar a PGR nos próximos dois anos no lugar de Raquel Dodge, que finalizou seu mandato neste mês.

 

Na Comissão de Constituição e Justiça  do Senado, os membros aprovaram a indicação com 23 votos favoráveis e 3 contrários.

 

Durante as cinco horas de sabatina, Aras defendeu a ampliação do diálogo com os poderes e a sociedade.

 

O novo procurador também elogiou Lava Jato, mas disse que correções devem ser feitas junto com o Congresso Nacional.

 

Questionado por ter sido escolhido fora da lista tríplice da Associação de Procuradores, Aras opinou que a lista trouxe um corporativismo para o Ministério Público e defendeu a unidade da instituição.

 

Sobre a atuação do Ministério Público nas políticas indigenistas, Aras defendeu o direito dos índios usarem a terra para produzir mercadorias e também criticou o ativismo judicial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique