Novo PGR, Aras toma posse e promete enfrentamento "intransigente" à corrupção

02:38 Política, Notícias 02/10/2019 - 15h59 Brasília Embed

Sayonara Moreno

O novo procurador-geral da República, Augusto Aras, reforçou, nesta quarta-feira, o compromisso de zelar pela Constituição Federal de forma democrática. Durante a solenidade de posse, em Brasília, Aras citou a operação Lava Jato como um dos principais instrumentos de enfrentamento à corrupção no Brasil.

 

“Na ordem de prioridades das ações do Ministério Público [está] o enfrentamento intransigente à corrupção. As denominadas operações, principalmente a Lava Jato, trouxeram ao conhecimento da nação as práticas condenáveis que estavam ocorrendo no país. Comprometo-me com essa disposição de contribuir para que o país seja elevado ao status do desenvolvimento social, direitos e garantias e fundamentais, respeito ao meio ambiente e às minorias”.

 

No discurso de boas-vindas, o presidente Jair Bolsonaro repetiu que não foi fácil escolher o novo titular para a Procuradoria-Geral da República. Aos membros do Ministério Público, o presidente fez, ainda, um apelo, para que investiguem e cumpram a lei. E que corrijam erros do governo, caso sejam cometidos.

 

“O apelo que eu faço a todos do MP: é importante investigar, fazer cumprir a lei, mas, por muitas vezes, se nós estivermos em um caminho não muito certo - que muitas vezes estamos fazendo aquilo bem-intencionados -, nos procurem para que possamos corrigir. Corrigindo é muito melhor que uma possível sanção lá na frente. Somos humanos, erramos, mas o nosso compromisso, em especial... o Brasil depende da ação de cada um de nós”.

 

O presidente ainda lamentou, mais uma vez, a necessidade de reformar as regras da Previdência no país. Sem mencionar diretamente a reforma, ele agradeceu a atuação dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, no andamento de propostas do governo no Congresso.

 

“Parabéns a todos vocês pelas propostas que partem de todos nós, que são votadas na Câmara. Algumas um pouco salgadas, mas somos obrigados a agir dessa maneira para que lá na frente todos possam sobreviver e ter dias melhores”.

 

Antônio Augusto Brandão de Aras foi aprovado para o cargo na quarta-feira passada, após sabatina no Senado Federal. O novo procurador comanda a PGR desde a última quinta-feira, quando recebeu o termo de posse, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique