Plenário do Senado discute, em primeiro turno, reforma da Previdência

02:10 Política, Notícias 01/10/2019 - 17h59 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Reforma da Previdência aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, agora é partir para o plenário.


A sessão já começou, mas a votação ainda não. Mais cedo, os líderes ainda conversaram sobre os procedimentos da votação que deve ocorrer logo mais, depois da aprovação do texto na CCJ.


Lá, a proposta de reforma da Previdência foi aprovada por 17 votos a 9, e os destaques foram rejeitados para evitar alterações na proposta e também para que ela tivesse de retornar para análise da Câmara dos Deputados.


E quem esteve no Congresso agora há pouco foi o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ele foi agradecer ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a condução dos trabalhos. E falou um pouco sobre como será o cronograma de votação da reforma da Previdência hoje e nos próximos dias.

 

“A gente tem muita tranquilidade de que hoje vai estar aprovado o principal, talvez restem alguns destaques para amanhã, e na próxima semana vamos ter a votação em segundo turno. E, conforme era a expectativa, antes do dia 20 de outubro nós vamos ter o Brasil com a maior reforma da Previdência feita por um país ocidental nos últimos anos, tanto do ponto de vista da sua amplitude como do ponto de vista da sua potência fiscal”.

 

Já o presidente do Senado está bem mais otimista. Ele disse que espera concluir a votação de todo o primeiro turno ainda hoje. Afirmou que o plenário será um espelho da votação na CCJ e que, como na Comissão os destaques foram rejeitados, no plenário, a tendência deverá ser a mesma. Alcolumbre quer colocar em votação o segundo turno lá pelo dia 8.

 

Agora, a PEC paralela, aquela que, entre outros pontos, inclui estados e municípios na reforma da Previdência, está atrasada. Alcolumbre explicou que como foi priorizada a PEC principal, a PEC paralela acabou mesmo ficando com esse descompasso de 15 dias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique