Acre recebe mais de 90 veículos para ações de proteção da fronteira

00:00 Política, Notícias 19/11/2019 - 08h21 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Entregas de equipamentos e veículos marcaram a inauguração da base integrada do Gefron, Grupamento Especial de Fronteira, nessa segunda-feira (18), em Rio Branco, capital do Acre.

 

O evento contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que destacou a importância estratégica do estado.

 

Foram entregues mais de 90 veículos para ações de proteção da fronteira.

 

 Moro anunciou que, em breve, o Acre vai receber um helicóptero. A aeronave foi apreendida com narcotraficantes e, agora, será usada a favor da segurança pública.


Desde 2016, o GSI, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, coordena o PPIF, Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, que definiu 42 planos de ação para serem executados por órgãos de segurança e fiscalização.


O secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI, Ary Soares Mesquita, explicou que as equipes envolvidas no PPIF identificaram os principais crimes cometidos nas fronteiras brasileiras.

 

A partir do levantamento feito pelo programa, o governo federal prepara uma Política Nacional de Fronteiras.

 

A ideia é definir diretrizes claras sobre esse tema, como já ocorre com as políticas nacionais de Saúde e Educação.


Mesquita detalhou que a elaboração dessa política de fronteiras levará em consideração buscar a ligação mais forte com os países e procurar fazer ajustes necessários para o fluxo migratório no Brasil .

 

O Brasil tem mais de 23 mil quilômetros de fronteiras. São 15,7 mil quilômetros na terra e outros 7,3 mil no mar. Do início do ano até o começo deste semestre, o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras apreendeu 34 toneladas de cocaína e 589 armas de fogo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique