Alerj aprova contas do último ano da gestão Pezão

Rio de Janeiro

Publicado em 13/11/2019 - 10:16 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As contas do governo do estado do Rio de Janeiro relativas ao ano de 2018 foram aprovadas nessa terça-feira (12), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio. A votação foi apertada, 34 a 30 votos. Houve apenas uma abstenção.

 

A maior parte dos parlamentares, portanto, ignorou a recomendação do Tribunal de Contas do Estado que defendeu a rejeição, diante de irregularidades verificadas nos cálculos.

 

As contas se referem ao final do mandato do ex governador Luiz Fernando Pezão, que está preso por denúncias de participação em um esquema de corrupção.

 

A análise se refere também à gestão do ex vice-governador Francisco Dornelles, que assumiu o governo por um mês após a prisão de Pezão.

 

A Comissão de Orçamento da Alerj já havia emitido parecer favorável às contas.

 

O Deputado Luiz Paulo, do PSDB, contrário à aprovação, afirmou que a reprovação era necessária para não abrir precedentes e destacou a situação irregular da saúde e da educação nos cálculos.

 

Os deputados favoráveis argumentaram que o Rio viveu uma situação atípica com a crise financeira, o que exigiu do governo manobras nas contas.

 

O deputado Carlos Macedo, do Republicanos, justificou o voto favorável destacando que o atual governador pode ter que lidar com os mesmos problemas.

 

Os deputados aprovaram também nessa terça-feira (12), por unanimidade, as contas do próprio TCE, o Tribunal de Contas do Estado, já que segundo os parlamentares o órgão cumpriu os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

 

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo