Especialista elogia Plano Mais Brasil apresentado pelo governo

02:21 Política, Notícias 06/11/2019 - 08h37 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Para entender melhor os efeitos do Plano Mais Brasil, apresentado nessa terça-feira (5) pelo governo federal, a reportagem conversou com o especialista em Gestão Pública na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o professor Armando Rovai.


De acordo com ele, a ideia de usar os fundos públicos não constitucionais para pagar juros da dívida parece boa, mas o ideal seria usar esse dinheiro para investimentos.

 

Uma outra proposta do pacote apresentado pela equipe econômica é que o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, seja menos banco e mais um agente de desenvolvimento econômico para o país.

 

Por isso, a parcela do Fundo de Amparo ao Trabalhador destinada ao BNDES deve ser cortada pela metade, de 28% para 14%.

 

Armando Rovai avalia que essa manobra exige cuidado.

 

Já sobre o fim da ajuda da União a estados e municípios endividados, a partir de 2026, o especialista avalia que esses entes federados precisam se preparar para enxugar suas despesas.

 

O professor Armando Rovai avaliou como positiva a ideia de reduzir o número de municípios. Ele considera que a medida pode economizar dinheiro para ser usado na melhoria da vida de quem mora nessas localidades.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique