Inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência passa em 1º turno no Senado

01:17 Política, Notícias 06/11/2019 - 22h41 Brasília Embed

Kariane Costa

O plenário do Senado aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (5), o texto base da PEC paralela da Previdência, que reinclui estados e municípios na reforma. Foram 56 votos a favor e 11 votos contrários. Mais cedo, o projeto havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.


A PEC ainda será analisada em segundo turno.

 

De acordo com o regimento, são necessárias cinco sessões antes da votação do texto em segundo turno. Somente após a segunda aprovação é que o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.


A proposta foi uma saída encontrada pelo relator da PEC, Tasso Jereissati (PSDB), para fazer alterações na reforma sem que o texto original tivesse que voltar para a Câmara dos Deputados.

 

A expectativa é que a reinclusão de servidores municipais e estaduais na reforma gere uma economia de R$ 350 bilhões em 10 anos.

 

Entre outras mudanças, o senador mexeu nas regras de pensão por morte e incluiu algumas categorias para terem regras diferenciadas de aposentadoria.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique