Líderes do governo e da oposição negociam votação de vetos e Lei Orçamentária

02:07 Política, Notícias 21/11/2019 - 15h49 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Partidos entram em acordo para derrubar 44 dos 45 itens vetados no projeto de minirreforma eleitoral. Líderes das duas casas do Congresso Nacional, do governo e da oposição se reuniram na casa oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta quinta-feira (21).

 

O objetivo era entrar em consenso para votar os vetos presidenciais e a Lei Orçamentária Anual do próximo ano, já que a sessão desta semana foi derrubada por falta de acordo.

 

Ficou acertado, segundo parlamentares, que serão mantidos três dos 11 vetos em tramitação. Desses, um é referente ao projeto de minirreforma eleitoral, que teve 45 itens vetados pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

Foi acordado que seria mantido apenas o veto que derrubou a possibilidade de contratar outros sistemas de contabilidade que não o do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, para prestação de contas dos partidos.

 

Segundo o líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, ainda há margem para negociação e manutenção de mais vetos.

 

O líder do partido Rede no Senado, Randolfe Rodrigues, do Amapá, argumentou que, se não houver mudanças, serão mantidos apenas três vetos acordados.

 

Os líderes ainda acertaram que serão apresentados dois destaques para tentar mudar vetos presidenciais. Entre os vetos destacados, estará o que derrubou a possibilidade de usar dinheiro partidário para o pagamento de multas eleitorais. A sessão do Congresso está marcada para próxima terça-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique