Senado deve votar nesta quarta-feira medida provisória que cria programa Médicos pelo Brasil

01:27 Política, Notícias 27/11/2019 - 10h39 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

O Senado deve votar nesta quarta-feira (27) a medida provisória que cria o programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Mais Médicos, o programa que leva atendimento de saúde para locais distantes do país e que está em vigor desde 2013.

 

A MP, que perde a validade nesta quinta-feira (28), foi aprovada nessa terça-feira (25), na Câmara, por 391 votos a favor e 6 contra.


Pela proposta, a gestão do programa ficará à cargo da Adaps, que é a Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde, criada recentemente também por medida provisória.

 

Além disso, os médicos cubanos poderão ser reincluídos no programa por dois anos.

 

Podem pedir essa reincorporação os profissionais cubanos que estavam atuando no Brasil no dia 13 de novembro do ano passado e tenham ficado aqui depois do rompimento do acordo para a participação desses profissionais estrangeiros.

 

A Câmara aprovou também o Revalida,  que é o programa de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior. 

 

Ficou assim: serão duas edições a cada ano. E podem participar faculdades privadas de medicina que tenham tirado nota 4 ou 5 no Enade, que é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

 

Assim como o Médicos pelo Brasil, essa proposta do Revalida também segue para votação no Senado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique