Bolsonaro comemora PIB e Toffoli defende "aperfeiçoamento" de acordos de leniência em fórum da CGU

02:18 Política, Notícias 03/12/2019 - 17h56 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Após o anúncio de crescimento do PIB, Produto Interno Bruto do Brasil, em 0,6% no terceiro trimestre em comparação com o anterior, o presidente Jair Bolsonaro comemorou os números. Segundo ele, o resultado é fruto da atuação da equipe econômica do governo, e também da atuação dos órgãos de controle da União.


“Pode ser inesperado para os analistas econômicos, mas da nossa parte sabíamos que viria uma boa notícia. E ela veio em uma bora hora. E a nossa equipe econômica disse que a previsão para o próximo trimestre é crescer. O Brasil está crescendo, e com o trabalho desses conselheiros, estamos obtendo sucesso”.


A declaração do presidente foi nesta terça-feira, em Brasília, durante a abertura do Fórum O Controle No Combate À Corrupção, da CGU, Controladoria Geral da União.


Também no evento, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, destacou a importância das delações premiadas no combate à corrupção. No entanto, defendeu que os acordos de leniência, firmados entre o Ministério Público e empresas envolvidas em casos de corrupção, sejam aperfeiçoados. Para Toffoli, no Brasil esses acordos ainda expõem a instituição e não focam no agente responsável pelas irregularidades.


“Em outros países que já têm uma tradição maior de acordo de leniência, sempre se visa preservar a empresa. Porque preservar a empresa é preservar o emprego, é preservar o desenvolvimento, o conhecimento tecnológico que a empresa detém. Então temos que avançar nisso, pensarmos o aperfeiçoamento dessa legislação, em especial na preservação das empresas, que cometeram, através de seus agentes, de seus diretores, algum tipo de ilicitude”.


O fórum, que vai até a próxima quinta-feira, terá debates sobre o controle na melhoria da gestão pública e o combate à corrupção. O evento da CGU ocorre em referência ao Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique