Carlos Fávaro assume lugar de Selma Arruda no Senado

Perda de Mandato

Publicado em 02/02/2020 - 09:58 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O terceiro candidato mais votado para o Senado pelo Mato Grosso deve assumir a vaga da senadora Selma Arruda, do Podemos, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico e caixa 2. A decisão foi tomada pelo presidente do STF, ministro Dias Tofolli.

 

A liminar de Tofolli atendeu a uma ação do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e do PSD, o partido de Carlos Fávaro, terceiro mais votado para o Senado na eleição de 2018.

 

Segundo Dias Toffoli, a Constituição preza pelo equilíbrio entre as unidades da federação e deixar uma das vagas do Mato Grosso sem representante geraria um prejuízo ao estado e uma maior centralização do Poder no ente federal.

 

Contudo, a decisão de Toffoli só terá validade após a Mesa Diretora do Senado declarar oficialmente a cassação de Selma Arruda, o que pode ocorrer no início dos trabalhos legislativos, a partir desta segunda-feira (03). A parlamentar teve o mandado cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral em dezembro de 2019, por abuso de poder econômico e caixa 2.

 

Ela foi acusada de não ter contabilizado despesas e recebimentos de R$1,2 milhão na campanha o que, segundo o TSE, teria lhe dado vantagem em relação aos outros concorrentes.

 

Com a cassação, foram convocadas novas eleições para 26 de abril, mas o cargo deve ser ocupado até lá pelo terceiro colocado Carlos Fávaro, ex-vice-governador do Mato Grosso de 2014 a 2018, que teve 15% dos votos válidos, contra 25% da Juíza Selma, que ficou em primeiro lugar.

 

A então juíza ficou famosa por decretar a prisão de políticos do estado, como um ex-governador e um ex-presidente da assembleia local.

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo