Bianca Paiva
Cinco trabalhadores em situação degradante foram resgatados de uma fazenda de gado em São Geraldo do Araguaia, no sul do Pará.
A ação ocorreu entre os dias 18 e 29 de janeiro e foi a primeira realizada este ano pelo Grupo Especial de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo do Ministério do Trabalho.
Segundo a pasta, os trabalhadores não possuíam o registro em carteira e recebiam salário inferior ao salário mínimo.
Muitos dormiam em redes nas varandas e eram obrigados a arcar com as despesas de energia elétrica da fazenda. Também não recebiam alimento do empregador e a água que alguns deles consumiam tinha coloração barrenta e era filtrada em panos.
O Ministério do Trabalho informou que dono da fazenda se comprometeu a regularizar a situação e pagou cerca de R$ 55 mil entre direitos trabalhistas e indenização por danos morais individuais.
Além disso, todos os trabalhadores receberam documentação para o Seguro Desemprego e foram encaminhados pela fiscalização para as cidades de origem.
Ouça Mais
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.
Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.





