Campanha de vacinação contra sarampo já alcançou 88% do público-alvo; meta é 95%

01:49 Saúde, Notícias 22/10/2019 - 18h37 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

O Ministério da Saúde está confiante de que a meta de imunização contra o sarampo entre as crianças será alcançada com a campanha que está sendo feita este mês.

 

De acordo com o ministro, Luiz Henrique Mandetta, após o Dia D realizado no sábado, o país chegou a uma cobertura de 88%. O objetivo é 95%, mas a campanha continua.

 

Nesta quarta-feira, o ministério vai divulgar os dados dos estados e municípios, e a partir daí será feito um planejamento para os locais com situação crítica.


“Temos estados que historicamente vacinam muito bem. O Ceará é o que melhor vacina. Temos 10 estados com boas performances. Aí a turma do meio já tem uma queda perigosa, e tem os estados mais vulneráveis: Pará, Bahia, que precisam fazer realmente um movimento muito forte”.


A declaração do ministro foi dada nesta terça-feira, durante a 20ª Reunião Geral Anual da Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, somente nos últimos 90 dias foram registrados mais de 6,1 mil casos de sarampo, com 13 mortes. 20 estados estão na lista de transmissão ativa da doença, apesar de 96% dos casos confirmados estarem no estado de São Paulo.

 

Até o dia 25 de outubro vão ser vacinadas as crianças entre seis meses e menos de cinco anos. Já em novembro, o público-alvo serão os jovens de 20 a 29 anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique