Capital do Tocantins tem mobilização contra a sífilis neste sábado

01:44 Saúde, Notícias 19/10/2019 - 14h02 Brasília Embed

Letícia Valadares*

A capital Palmas terá neste sábado uma mobilização de prevenção como parte da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, que tem o terceiro sábado de outubro como Dia D.

 

A mobilização vai acontecer em frente ao bar Mujica e à boate Lanterna Lounge Bar, das 19h às meia-noite.

 

Além de informar sobre a doença, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro. Haverá distribuição de preservativos e gel lubrificante, e orientações sobre os locais de testes rápidos para a identificação da doença.

 

A ação é realizada por meio do projeto “Sexualidade Responsável”, desenvolvido pelos técnicos da coordenação de doenças infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde e pelos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins.

 

A sífilis é uma infecção transmitida por meio de relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada. A sífilis congênita é quando a doença é transmitida da mãe para a criança, durante a gestação ou no parto.

 

Em 2018, Palmas registrou 373 casos de sífilis adquirida, 166 de sífilis gestacional e 49 de sífilis congênita. Nos primeiros seis meses de 2019 foram registrados 202 casos de sífilis adquirida, 63 gestacional e 5 de sífilis congênita.

 

A Campanha Nacional tem como slogan a hashtag #sífilisnão e é idealizada pelo Ministério da Saúde.

 

*Estagiária, sob supervisão de Ariane Póvoa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique