Médicos da USP inovam no combate ao câncer

Linfoma

Publicado em 14/10/2019 - 16:27 Por Nelson Lin - São Paulo

Médicos pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, no interior paulista, realizaram com sucesso um tratamento para combater células cancerígenas de linfoma.

 

O tratamento já é feito nos Estados Unidos como último recurso para tratar linfomas e leucemias avançadas, e o índice de cura chega a 80%.

 

Aqui no Brasil, a pesquisa foi feita pelo Centro de Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com apoio da agencia de fomento à pesquisa de São Paulo, a Fapesp.

 


Nessa técnica, o linfócito “T”, do próprio paciente é modificado dentro de um laboratório para que possa reconhecer e atacar as células cancerígenas. Depois, essas células são introduzidas de volta no paciente.

 

Os pesquisadores relataram que um paciente de 62 anos, que tinha experimentado quatro tratamentos contra o câncer sem sucesso, foi submetido a nova técnica no dia 9 de setembro e 20 dias depois os exames já não detectavam mais as células cancerígenas em seu organismo.

 

No entanto, o médico e pesquisador Renato Cunha afirmou que somente passados trê meses do tratamento é que se poderá afirmar se a cura foi parcial ou total. O coordenador do Centro de Terapia Celular, o médico hematologista Dimas Tadeu Covas afirmou que a técnica desenvolvida pode servir para curar outras doenças.

 

No momento o único laboratório no país com autorização para fazer a terapia celular contra o linfoma ou leucemia é o de Ribeirão Preto, que tem capacidade de atender somente um paciente por mês. Covas afirma que o conhecimento já está disponível e que bastam investimentos para que essa cura possa ser produzida em larga escala.

 

A pesquisa deverá incluir mais 10 pacientes nos próximos seis meses e antes de ser disponibilizado no SUS deverá cumprir os requisitos regulatórios da Anvisa.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo