Sancionada lei que determina prazos para diagnóstico e tratamento de câncer no SUS

01:16 Saúde, Notícias 31/10/2019 - 19h34 Brasília Embed

Kariane Costa

Foram publicadas as novas regras que obrigam o SUS a oferecer ao paciente com suspeita de câncer exames de diagnóstico da doença em até 30 dias.


A nova Lei, que começa a valer em 6 meses, foi aprovada pelo Congresso e sancionada nesta quarta-feira pelo presidente em exercício Hamilton Mourão.


Especialista no tema, o médico Marcos Pontes comemora a nova legislação e alerta sobre a importância de um diagnóstico precoce. Segundo Pontes, em boa parte dos casos, a cura pode chegar a 100%, quando a doença é descoberta precocemente.


“O diagnóstico precoce vai influenciar, e muito, na cura, na sobrevida e no tratamento do paciente. Com certeza é uma medida espetacular. Vai ajudar muito, se for cumprida, para melhorar a qualidade de vida de muitos, e para tratar e dar sobrevida para muitos”.


Já para o início do tratamento, a lei brasileira determina que o SUS deve ofertar o tratamento em um prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique