Casos de malária no Pará caem este ano em comparação a 2018

01:29 Saúde, Notícias 12/11/2019 - 13h40 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

O Pará apresentou queda no número de casos de malária este ano. Foram 25.900 ocorrências da doença, 35% a menos em comparação com o mesmo período – de janeiro a outubro – do ano passado, quando foram registrados mais de 40 mil casos.

 

A cidade de Anajás lidera o número de incidência de malária no estado. Foram 4.666 casos. Oeiras do Pará, com quase 4.400 casos aparece em segundo e Bagre, em terceiro, com pouco mais de 3 mil casos.

 

A Secretaria de Saúde atribui a queda às ações desenvolvidas pela Coordenação Estadual de Controle da Malária, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde. A meta é reduzir 75% dos casos da doença, até 2023.

 

Para isso, a identificação da doença e o tratamento rápido, pelo menos até 48 horas depois do início dos sintomas para os casos contraídos no estado ou em até 96 horas para os casos importados de outras localidades é fundamental.

 

Além disso, tem sido feito investimento em equipamentos como microscópios e material para diagnóstico, além da capacitação de profissionais da saúde.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique