Começa campanha contra sarampo para quem tem entre 20 e 29 anos

01:46 Saúde, Notícias 18/11/2019 - 15h47 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Agora é a vez dos jovens de 20 a 29 anos se vacinarem, durante a campanha contra o sarampo, que começou nesta segunda-feira (18). Esta é a segunda etapa da campanha. A primeira, voltada para crianças de 6 meses a 1 ano de idade, teve resultados positivos, com 95% de cobertura vacinal nos pequenos.

 

Em 14 estados, a meta foi ultrapassada, mas em outros 12, incluindo o Distrito Federal, faltam muitos pequenos serem vacinados.

 

Na avaliação do Ministério da Saúde, o desafio mesmo é esse público-alvo dos 20 aos 29 anos, considerados os mais difíceis de serem alcançados. Técnicos da pasta apontam essa faixa etária como a que mais acumula número de casos confirmados da doença.

 

Para se ter uma ideia, em 90 dias de surto ativo do sarampo mais de 1,7 mil pessoas, entre 20 e 29 anos, tiveram diagnóstico confirmado para a doença.

 

O ministério avalia que os jovens não tem noção do perigo que o sarampo oferece, porque não presenciaram as sequelas que a doença deixou, como perda de audição, pneumonia severa e até mesmo a morte. Esses surtos ocorreram nos anos 1970 e 1980.

 

Este ano, foram mais de 60 milhões de doses de vacina tríplice viral, que protege do sarampo, caxumba e rubéola. Para o ano que vem, já foram adquiridas mais de 65 milhões de doses. E as próximas etapas da campanha serão para pessoas entre 30 e 59 anos e entre 5 e 19 anos.

 

As vacinas tríplices virais estão disponíveis nas salas de vacinação dos postos de saúde espalhados pelo Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique