Dia Mundial do Diabetes alerta para riscos da doença

Saúde

Publicado em 14/11/2019 - 19:59 Por Deográcia Pinto - Brasília

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes é considerado o terceiro maior fator de risco para o coração podendo causar o infarto e o AVC, Acidente Vascular Cerebral.


O Brasil é o quarto pais com o maior número de casos. No mundo, 13 milhões de pessoas tem a doença, perdendo apenas para os Estados Unidos, Índia e China, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. 


Mas muitos brasileiros ainda negligenciam os cuidados com a doença, como é o caso do publicitário José Almeida, fumante, que usou bebida alcoólica ao longo de 50 anos. Hoje, aos 64, passou por dois AVCs e, mesmo assim, não segue a recomendação médica.

 

O Funcionário Público, Cláudio Oliveira, que tem 56 anos e há quatro anos é diabético garante que o segredo é obedecer as orientações do médico.

 

Aos 87 anos, a  dona de casa, Eivone Romagnolli, mais conhecida como Nena, convive com a doença há mais de 40 anos. Ela explica que apesar de ter sofrido um infarto há quatro anos, tenta seguir a vida normalmente.

 

O Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Fernando da Costa,  recomenda o hábito da boa alimentação e a prática de esportes a partir da infância.

 

O cardiologista afirma que os sintomas mais comuns são: sede, perda de peso, fome, cansaço, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, visão embaçada e falta de concentração.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo