Ministério da Saúde promove nova fase do Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras

001:47 Saúde, Notícias 20/11/2019 - 09h50 Brasília Embed

Apresentação de América Melo

O  Ministério da Saúde está promovendo a 2ª fase do Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras.


A ação, que conta com a vacinação para sarampo e febre amarela, está sendo realizada em oito municípios brasileiros que fazem fronteira com Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. No total, 16 municípios terão suas ações de vacinação intensificadas.

 

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal para essas doenças devido à reemergência do sarampo nas Américas e potenciais surtos de febre amarela em regiões do Brasil.

 

A ação envolve países do Mercosul, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e países associados ao bloco como  Bolívia e Colômbia.

 

Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados  cerca de 11 mil doses da vacina de febre amarela e 11 mil de doses da vacina tríplice viral.

 

Os municípios contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano.

 

A campanha é realizada conforme Calendário de Vacinação de cada país.

 

Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida a 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo a partir dos seis meses a 49 anos.

 

No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada já que não faz parte do calendário de vacinação de rotina do país.

 

Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique