Ministro da Saúde diz que casos de dengue devem crescer principalmente no Nordeste

02:20 Saúde, Notícias 01/11/2019 - 22h16 São Paulo Embed

Eliane Gonçalves

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje que os casos de dengue no Brasil devem crescer muito esse ano, e disse que o problema vai ser maior na região Nordeste, em função do retorno do subtipo 2 do vírus no Brasil.


O Ministro não detalhou as ações para combater uma possível epidemia, mas numa previsão otimista, acredita que no ano que vem o país já vai poder contar com uma vacina contra a doença.


A vacina contra a dengue começou a ser desenvolvida pelo Instituto Butantan em 2008. Em 2016 começou a última etapa de testes clínicos, onde 18 mil voluntários participam do estudo. Segundo o ministro, a vacina tem apresentado índices de eficácia na casa dos 90%.


O Instituto Butantan foi o lugar escolhido pelo Ministério da Saúde para uma reunião com os ministros responsáveis pela pasta dos países do Mercosul. Além de Mandetta, participaram do encontro os ministros da saúde da Argentina, Paraguai e Uruguai.


Além da dengue, eles também discutiram a volta do sarampo. O Surto na cidade de São Paulo preocupa os países vizinhos, que intensificaram a vacinação nas fronteiras com o Brasil. Casos da doença já foram registrados na Argentina.


Mandetta explicou que a preocupação é com São Paulo é que ela concentra cerca de 90% dos casos e tem o maior aeroporto do continente.


Ele também criticou a cobertura de vacinação contra o sarampo no Rio de Janeiro, Bahia e Pará, que, segundo ele, ficaram bem abaixo das metas de cobertura. Mandetta disse que esses estados vão registrar surtos da doença assim como aconteceu em São Paulo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique