Vacinas contra coqueluche, difteria, tétano e hepatite B estão em falta em Porto Velho

01:57 Saúde, Notícias 19/11/2019 - 18h59 Brasília Embed

Larissa Abreu*

A vacina DTP, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, e a pentavalente, que imuniza contra essas mesmas doenças, e também a hepatite B e infecções causadas pela bactéria HIB, estão em falta na rede pública de saúde de Porto Velho, em Rondônia.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capital rondoniense não recebe do Ministério da Saúde a vacina DTP há seis meses. Em relação à pentavalente, a pasta informou que, neste mês, chegaram cerca de 1,5 mil unidades, mas a quantidade não foi suficiente.


Em nota, o Ministério da Saúde disse que mantém a distribuição das vacinas em todo país, mas admite que houve redução no fornecimento das doses da pentavalente, adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde, porque o medicamento foi reprovado em testes de qualidade realizados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.


O ministério informou que houve redução no envio da vacina DTP por causa de um problema de variação na temperatura das doses durante o transporte para o Brasil. E que a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aguarda parecer da Opas para liberar o produto. Essa análise leva em torno de 60 a 90 dias.


A reportagem da Rádio Nacional procurou a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia. A resposta foi que, para regularizar a falta das doses da vacina pentavalente no estado, foram entregues, em outubro deste ano, cerca de 75% da quantidade solicitada, o que corresponde a 9 mil doses da vacina. E que não há previsão para recebimento de novas doses.

 

*Estagiária sob supervisão de Leandro Martins

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique