Anvisa decide pelo banimento da gordura trans até 2023

Produtos industrializados

Publicado em 17/12/2019 - 18:34 Por Gésio Passos - Brasília

As gorduras trans, ou os ácidos graxos trans, produzidas de forma industrial a partir de óleos vegetais, estão com os dias contados. Elas são prejudiciais à saúde, gerando um aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, o HDL.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou regras que limitam o uso dessas gorduras em produtos industrializados até 2023.


A agência informou que a medida é para proteger a população, já que o consumo elevado de gordura trans é nocivo à saúde, porque favorece o surgimento de problemas cardiovasculares, como entupimento de artérias do coração.


A medida da Anvisa será implantada em três etapas. A primeira limitará em 2% a presença da gordura trans na produção de óleos refinados, e passa a valer a partir de 1º de julho de 2021.

 

A segunda fase, que entra em vigor nesta data, restringe a 2% de gordura trans no total de gorduras presentes em alimentos em geral. Essa fase vai até 1º de janeiro de 2023, mas com uma exceção: a regra não vale para alimentos utilizados como matéria-prima na indústria.


A última fase prevê o banimento total das gorduras parcialmente hidrogenadas, principal fonte de gorduras trans industriais, a partir de 1º de janeiro de 2023.


Segundo a Anvisa, o consumo excessivo das gorduras trans foi responsável por mais de 18 mil mortes por doenças coronarianas.  A Organização Mundial de Saúde também recomenda a redução do consumo dessas gorduras, o que vem ocorrendo em 49 países, como Estados Unidos, África do Sul, Chile e Argentina.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo