Pesquisadores criam luva para testar frutas no ponto de colheita

02:32 Saúde, Notícias 02/12/2019 - 09h02 Brasília Embed

Beatriz Evaristo

Fruta passada e desperdiçada já pode ser coisa do passado. Para evitar que um alimento seja colhido antes da hora ou passe do ponto, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram uma luva capaz de identificar se as frutas estão prontas para a colheita.

 

É o que explica o professor Rummenigge Rudson Dantas. Os sensores também avaliam outro aspecto importante para determinar se a fruta já pode ser tirada do pé.

 

De acordo com a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, por ano, 14% da produção se perde logo após a colheita.  O prejuízo pode chegar a 750 bilhões de dólares.

 

O professor Rummenigge Rudson Dantas diz que a luva pode ser uma forma de reduzir o desperdício de alimentos. 

 

Os testes foram realizados em laboratório com vários tipos de frutas. A pesquisa teve início em 2011 e a patente da Luva Vestível para Análise e Classificação de Produtos Agrícolas foi concedida em novembro de 2019.

 

Os pesquisadores agora aguardam empresas interessadas em produzir o equipamento para ser comercializado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique