Termina nesta segunda consulta pública da Anvisa sobre rótulos de alimentos

01:49 Saúde, Notícias 09/12/2019 - 15h47 Brasília Embed

Dayana Vitor

Você consegue entender bem os rótulos dos alimentos que compra ou tem dificuldade para compreender as informações ? Se acha que a rotulagem pode melhorar, esta segunda-feira (9) é o último dia para enviar sugestões a duas consultas públicas da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sobre o assunto. É só acessar a página da agência e deixar a sua opinião.

 

As consultas são parte do processo de mudança dos rótulos que a Anvisa vai implementar. Entre as mudanças propostas estão a implementação de uma lupa na parte da frente dos alimentos, para alertar sobre a presença de alto teor de açúcar, gordura saturada ou sódio. Hoje, o modelo adotado é do triângulo, defendido pelo IDEC, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

 

Outra novidade sugerida pela Anvisa é a declaração nutricional a cada 100 gramas ou 100 mililitros e a inclusão do número de porções em cada alimento. Pela proposta da Anvisa, os dados da tabela nutricional serão padronizados, com a mesma letra, espaço e cor.

 

As embalagens não poderão conter informações que não são verdadeiras. Por exemplo, se o alimento contém alto teor de gordura, não poderá declarar que é zero colesterol. Ou se possui sódio, não poderá informar reduzido em sódio ou com menor teor de sal.

 

Após o término da consulta pública, a Anvisa fará a análise das contribuições e poderá promover debates para chegar às novas regras de rotulagem nutricional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique