Novas regras para importar canabidiol começam a valer nesta segunda

02:38 Saúde, Notícias 27/01/2020 - 16h00 Brasília Embed

Dayana Vitor

As novas regras para importação de canabidiol começam a valer nesta segunda-feira (27).

 

A pedagoga Lídia Rosa é mãe do Uriel, de 4 anos, que tem uma doença genética rara. Ele sofria até 200 crises convulsivas por dia, antes de tomar medicamento a base de canabidiol, um derivado da maconha.

 

Ela conta como era difícil conseguir o remédio para o filho. Era necessário acessar o site da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, preencher um formulário e anexar vários documentos.

 

A partir desta segunda, Lídia e outros familiares de pacientes que precisam de medicamentos à base de derivados da maconha não precisam mais anexar tantos documentos. Agora é só preencher o pedido de importação no site da Anvisa e anexar a prescrição médica.

 

Além disso, a autorização passa a ser válida por dois anos. Antes, era de apenas um. Lídia, diz que se as novas regras realmente funcionarem vão facilitar a vida de todos que precisam desses remédios.

 

De acordo com a Anvisa, a cada ano o número de pedidos de importação de medicamentos derivados da maconha só cresce. Somente de 2018 para 2019, os interessados nessas substâncias dobraram.

 

No ano passado, mais de 6 mil pessoas fizeram a solicitação à Anvisa. Já em 2018, foram pouco mais de 3 mil.

 

Com as novas regras em vigor, o objetivo é que pacientes consigam os medicamentos o mais rápido possível. Atualmente, o tempo médio de análise é de 75 dias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique