Postos de saúde oferecem atendimento odontológico gratuito para bebês no DF

01:43 Saúde, Notícias 29/01/2020 - 15h58 Brasília Embed

Dayana Vitor

As boquinhas dos nenéns recém-nascidos não têm dentes. Mas eles mamam, alguns já comem papinha, e por isso é importante cuidar da saúde bucal dos pequenos desde cedo. Muitas mães de primeira viagem não sabem, mas é possível levá-los ao posto de saúde mais perto de casa para receber atendimento odontológico, sem nenhum custo.


Lá, as mamães aprendem como fazer a correta higienização da boca, quais alimentos introduzir na dieta, entre outras informações. Em 2019, mais de 38 mil bebês de até um ano de idade foram levados a consultas com dentistas da rede pública.


A odontóloga da Secretaria de Saúde, Synthia Martins, detalha o que é ensinado nos consultórios odontológicos do SUS.


“O ideal é a gente trazer a criança antes de nascerem os primeiros dentes, para que a gente possa desmistificar como lavar, usar uma gaze umedecida com água para passar na boca do bebê. A partir da hora que nascer os dentes usar dedal de silicone ou escova para bebês, com cerdas macias, já com pasta de dente”.


As mamães de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires, Samambaia e Recanto das Emas são as que mais procuram os dentistas da rede pública. Mas há postos com esse atendimento em todo o DF.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique