Rio terá nova campanha de vacinação contra sarampo

Sarampo

Publicado em 13/01/2020 - 16:41 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Postos de saúde do Rio de Janeiro iniciaram nova campanha de vacinação contra o sarampo. A meta é imunizar 3 milhões de pessoas, em todo o estado, até o dia 13 de março. A mobilização tem como público-alvo desde crianças de 6 meses até adultos de 49 anos, que devem procurar uma unidade básica de saúde para tomar a vacina.

 

É recomendado levar a caderneta de vacinação na ida ao posto.

 

O motivo da ação, segundo o secretário estadual de Saúde, Edimar Santos, é que foi detectada uma baixa cobertura vacinal relacionada à segunda dose, necessária para a completa eficiência da vacina.

 

O secretário adiantou que estão previstos dois dias de mobilização mais intensa: em 1º de fevereiro e 7 de março, para garantir a meta.

 

O esquema vacinal contra o sarampo está disponível na rede pública de saúde, em todos os municípios do estado. De acordo com especialistas, a vacina é a única forma de prevenir a doença, que neste ano deve afetar mais de 10 mil pessoas no Rio de Janeiro.

 

Em 2016, o sarampo estava erradicado no Brasil, mas o aumento no número de casos nos últimos anos acendeu o alerta. Para o secretário Edmar Santos, o movimento antivacina, propagado em redes sociais, foi um dos fatores que ajudaram a volta recente da doença.

 

O sarampo é uma doença contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas são mal-estar, febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

 

Pessoas com suspeita de sarampo ou que estejam com o sistema de defesa contra infecção comprometido, gestantes e crianças menores de 6 meses não devem receber a vacina. Alérgicos às proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde, no posto de vacinação, para que recebam a dose feita sem esse componente.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo