Confira os cuidados que o folião deve tomar no Carnaval

01:53 Saúde, Notícias 17/02/2020 - 18h13 Brasília Embed

Larissa Abreu

Ainda faltam alguns dias para o carnaval, mas muita gente já caiu na folia. Quem vai curtir a festa já está sabendo sobre a importância de se alimentar bem, beber muita água e, claro, se proteger das doenças transmitidas nas relação sexuais.

 

Mas, em meio a tanta bagunça e música alta, os foliões também precisam ficar atentos porque a exposição excessiva ao barulho pode causar sérios danos a audição.

 

Para se ter uma ideia, a aparelhagem dos trios elétricos e as baterias de escola de samba podem produzir mais de 110 decibéis de ruído. Muito acima do nível de exposição recomendado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, para o ouvido humano que é de até 85 decibéis.

 

Para se proteger e amenizar os riscos de lesão, a fonoaudióloga Patrícia Rissio recomenda que os foliões façam uma pausa de pelo menos 30 minutos longe das caixas de som, além de usar protetores de ouvido para reduzir o barulho.

 

Segundo a fonoaudióloga, as crianças e bebês merecem atenção especial por terem ouvidos mais sensíveis. O ideal é manter a criançada longe dos equipamentos de som, pois o barulho excessivo pode provocar irritabilidade e interferir no sono e na alimentação.

 

E se o folião sentir aquela sensação de zumbido no ouvido, além de dor de cabeça, a especialista alerta que talvez seja a hora de voltar para casa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique