Neste Dia Mundial da Tuberculose, mais um cuidado a tomar

Saúde Pública

Publicado em 24/03/2020 - 13:42 Por Sâmia Mendes - Brasília

Em meio à preocupação com Covid-19, algumas doenças não podem ser esquecidas. É o caso da tuberculose, que têm risco aumentado com a pandemia desse novo vírus. Por ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo e mais de um milhão morrem.

 

No Brasil, a doença é considerada um sério problema da saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de quatro mil e 500 mortes em decorrência da tuberculose.

 

Somente no Mato Grosso, a incidência da doença é considerada alta em 36 municípios. No ano passado, a Secretaria de Saúde do estado diagnosticou mais de mil e 300 novos casos, sendo que o percentual de cura dos casos novos com confirmação laboratorial foi de mais de 61%.

 

Isto mesmo. A tuberculose tem cura. Para isso é necessário realizar todo o tratamento que tem duração de no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde. Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.

 

Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente já percebe melhora nos sintomas. Mas isso não quer dizer que deve parar as medicações; o tratamento irregular pode complicar a doença.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível de homem para homem por meio da tosse, espirro das pessoas com a doença, que lançam partículas com bacilos.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo