Niterói anuncia testes em massa contra Covid-19

Conter Doença

Publicado em 30/03/2020 - 12:37 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Após confirmar casos de transmissão comunitária de Coronavírus, o município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, dará início à testagem em massa de pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19.

 

O anúncio foi feito nesse domingo (29), pelo prefeito Rodrigo Neves e transmitido ao vivo pelo Facebook. Segundo ele, Niterói será a primeira cidade a ter esse tipo de iniciativa.

 

Rodrigo Neves explicou que a prefeitura comprou 40 mil testes fabricados nos Estados Unidos, que devem chegar ao Brasil nessa quarta-feira (01/04). Os kits serão usados para testar as pessoas com algum sintoma respiratório, mesmo leve.

 

A estratégia, explicou Neves, é semelhante à adotada em Cingapura e na Coreia do Sul: identificar e isolar os doentes e, dessa forma, evitar a propagação da doença. O cronograma de testes e procedimentos de isolamentos dos casos suspeitos e confirmados ainda serão anunciados.

 

O chefe do executivo fez, ainda, um novo apelo para que as pessoas fiquem em casa até o dia 10 de abril, quando a situação será reavaliada. O balanço mais recente da Secretaria de Estado de Saúde informou que Niterói tem 42 casos de Covid-19 e uma morte confirmada. De acordo com o prefeito, 25 pessoas estão em isolamento domiciliar e nove pacientes internados.

 

Além dessa iniciativa, Niterói também deu início à distribuição de 80 mil kits de higiene. Produtos como sabão líquido, álcool, água sanitária e sabão em pó serão entregues em todas as comunidades da cidade. Os primeiros trê mil kits serão distribuídos aos moradores do bairro Caramujo, que possui o menor IDH, Índice de desenvolvimento Humano de Niterói.

 

O plano é que até 10 de abril, todas 80 mil famílias atendidas pelo programa Médico de Família já tenham recebido os produtos. A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de classe média baixa de Niterói, contribuindo para conter a disseminação do vírus na cidade.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo