Confirmada 4ª morte de indígena por coronavírus

Óbitos nas aldeias

Publicado em 19/04/2020 - 19:13 Por Renata Martins - Brasília

 

A Funai confirmou a quarta morte em terras indígenas. Trata-se do cacique da Aldeia São Benedito, na terra indígena Andirá Maraú em Maués, no Amazonas. O tuxuaua Otávio dos Santos tinha 67 anos e havia testado positivo para o novo coronavírus em teste rápido. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde, que aguarda a contraprova através de teste laboratorial.

 

O líder indígena estava hospitalizado desde o dia 13 de abril, após ter os primeiros sintomas detectados pela equipe multidisciplinar de Saúde Indígena do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Parintins, que removeu o indígena imediatamente para o hospital.

 

As mortes já confirmadas pelo Ministério da Sáude são de um homem da etnia Tikuna, de 78 anos,  uma mulher da etnia Kokama, de 44 anos, da região do Alto Solimões. A primeira vítima foi um menino Yanomami, de 12 anos, que morreu em Roraima. 

 

Em vídeo publicado hoje o presidente da Funai, Marcelo Xavier, falou sobre o alerta da doença entre indígenas.

 

"A Funai está tomando as medidas urgentes necessárias para que os indígenas estejam protegidos".

 

A Funai recebeu R$ 10,8 milhões para ações de combate à Covid-19. Parte do recurso vem sendo utilizado para aquisição emergencial de alimentos e distribuição para as famílias que mais necessitam.

 

Os indígenas ainda sofrem com a violência. Ari Uru-eu-wau-wau foi assassinado, nesse sábado (18), no município de Jaru, em Rondônia.

 

De acordo com a APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, ele integrava o grupo de vigilantes e protetores do território do seu povo e estava ameaçado pelos criminosos responsáveis pelas invasões e devastações na região.

 

Este é o segundo assassinato de lideranças indígenas em menos de 20 dias. Zezico Guajajara, professor e liderança que lutava pela proteçao do território do seu povo foi brutalmente assassinado, no Maranhão, no dia 31 de março.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo