Governos orientam cidadãos para uso máscaras

Prevenção à Covid-19

Publicado em 27/04/2020 - 11:45 Por Sâmia Mendes - Brasília

O uso de máscaras de proteção facial tem sido uma importante medida adotada pelos estados e municípios para evitar a infecção pelo novo coronavírus. Com a pandemia, a utilização desse recurso de prevenção contra a doença passou a ser tratada como política pública. Alguns governos decidiram recomendar ou obrigar o seu uso.

 

No Distrito Federal, A partir do próximo dia 30, toda a população está obrigada a usar a proteção em locais públicos e comércios. Quem desobedecer ficará sujeito a punições de violação de medida de saúde pública, que pode ir de um mês a um ano de prisão, além de multa.

 

No Estado do Mato Grosso foi criado o programa “Eu cuido de você e você cuida de mim”, que determina, entre outras coisas, que as empresas autorizadas a funcionar garantam o uso de máscaras por trabalhadores e exijam o uso por parte dos clientes.

 

Ainda no Centro-Oeste, em Goiás, a exigência de máscaras vale para todos os cidadãos, recomendando a adoção dos modelos caseiros, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Além disso, os donos de comércios autorizados a funcionar podem impedir a presença de trabalhadores sem máscara ou a entrada de clientes sem a máscara.

 

O governo da Paraíba foi em sentido semelhante. Recomendou que estabelecimentos proíbam a entrada de quem não estiver com o acessório. Os governos de Pernambuco e da Bahia determinaram a utilização das máscaras por todos os trabalhadores envolvidos com atividades que exigem contato com o público.

 

No caso da Bahia, os empregadores terão que fiscalizar o uso, sob pena de multa de R$1 mil por funcionário. Já para a população pernambucana em geral, a atitude é uma recomendação. Ainda no nordeste, o governo do Piauí também tornou o uso de máscara necessário sempre que um cidadão sair de casa, andar em via pública ou ir a um local onde estejam mais pessoas.

 

Em Rondônia, a obrigação é indicada para todo cidadão que deixe a sua residência. Já no Estado do Pará, o governo determinou que empregadores forneçam máscaras a seus funcionários.  Minas Gerais determinou que trabalhadores das atividades que continuaram autorizadas a funcionar e que prestam atendimento ao público usem máscaras.

 

O fornecimento de máscaras é estabelecido por Lei como uma obrigação dos empregadores. 

 

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo