MPF no Mato Grosso pede que indígenas permaneçam em casa

Fique em casa

Publicado em 15/04/2020 - 16:13 Por Maíra Heinen - Brasília

 

Procuradores da República em Mato Grosso fizeram um apelo, por meio de um vídeo, onde pedem - em 14 línguas indígenas diferentes - que os índios fiquem em casa. O pedido é reforçado pelo procurador responsável por Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Ricardo Pael, que destaca no vídeo a importância do isolamento social também entre os índios.

 

Doenças respiratórias já são as maiores causadoras de mortes indígenas, como explica o antropólogo Luis Ventura, membro do Conselho Indigenista Missionário no Amazonas; por isso, a  chegada do coronavírus preocupa muito.

 

"As doenças respiratórias já estão entre as que mais causam mortes em povos indígenas. E o coronavírus, que se trata de um vírus desconhecido ainda, poderia realmente causar uma maior incidência e impacto negativo entre as populações indígenas". 

 

A distância de muitas comunidades dos centros urbanos com capacidade de atendimento em saúde é também outra preocupação, segundo a virologista Deusilene Vieira, pesquisadora da Fiocruz em Rondônia

 

"Às vezes essas aldeias são muito distantes da cidade, o acesso é fluvial, e isso dificulta o atendimento pela equipe de saúde ou a identificação dos primeiros casos". 

 

Segundo a Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, dados registrados até terça-feira apontam 17 casos confirmados de coronavirus entre indígenas e três mortes.

 

Para tentar atender a demanda dessas populações tradicionais, a Sesai publicou portaria na última segunda-feira (13), em que determina a instituição de Equipe de Resposta Rápida, no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

Cada Dsei deve receber uma equipe emergencial para atuar por três meses. Cada grupo terá um médico, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. A contratação se dará por processo seletivo ou convocação de cadastro reserva de concursos já realizados.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo