Começa hoje lockdown na Grande São Luís

Decisão judicial

Publicado em 05/05/2020 - 07:00 Por Ariane Póvoa - Brasília

A partir desta terça-feira entra em vigor o novo decreto do governo do Maranhão que estabelece o lockdown, ou fechamento geral, com exceção de serviços essenciais, na grande Ilha de São Luís.

 

O documento, emitido nesse domingo, acata a uma determinação do Poder Judiciário do Maranhão, em decorrência da pandemia da Covid-19.


A medida, que abrange os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, vai valer por 10 dias.

 

No período, a entrada e saída da grande ilha ficam restritas. Só poderão circular ambulâncias, viaturas policiais, profissionais da saúde, veículos com transporte de passageiros e veículos a serviços de atividades essenciais.


As empresas e os órgãos públicos autorizados a funcionar durante o lockdown deverão baixar, preencher e imprimir a Declaração de Serviço Essencial no site do governo maranhense para fornecer aos funcionários ou servidores. Somente com esse documento a circulação vai ser permitida.


Os supermercados vão continuar abertos, e garantiram ao governo estadual que não haverá falta de abastecimento.


Também permanecem em funcionamento: bancos e lotéricas; funerárias; serviços de energia elétrica, gás e combustíveis; serviços de assistência médico-hospitalar; entrega delivery por restaurantes e lanchonetes; serviços relativos ao tratamento de água e esgoto, entre outros.


Os protocolos de segurança como distanciamento social, uso de máscaras e higienização devem ser rigorosamente reforçados nos estabelecimentos que permanecerem abertos.

O descumprimento das recomendações propostas no decreto pode ocasionar a aplicação de advertências, multas e a interdição parcial ou total do estabelecimento.


De acordo com o governador do Maranhão, Flávio Dino, as novas medidas são para conter o crescimento do número de casos e óbitos por coronavírus em todo o estado. Na última semana, os leitos de UTI dos hospitais estaduais e privados da capital atingiram a capacidade limite por algumas horas.


O governador afirma que, desde o início da pandemia, o estado triplicou o número de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19.


Na última sexta-feira foi iniciada a obra de montagem do primeiro hospital de campanha da Ilha de São Luís. A instalação da estrutura está sendo realizada no pavilhão Multicenter Negócios e Eventos, e contará com 200 leitos.


Segundo Flávio Dino, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia e o Hospital Carlos Macieira, na capital maranhense, também devem ser convertidos em unidades exclusivas para tratamento do coronavírus.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo