Ocupação de leitos de UTI em Minas Gerais chega a 90%

Pacientes graves com Covid-19

Publicado em 23/06/2020 - 21:34 Por Gésio Passos - Brasília

Com 720 mortes e quase 30 mil casos confirmados para o novo coronavírus, o estado de Minas Gerais pode entrar em colapso com aumento dos casos da doença. Nessa terça-feira (23), a ocupação dos leitos de UTIs na rede pública ficou em 90%.

 

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro dos leitos de UTI, a cidade tem 98% da ocupação dos leitos. Em Belo Horizonte, a ocupação dos leitos de UTI já é de 83%. Em Ipatinga, já existe superlotação dos leitos destinados para a doença, com 110% de ocupação.

 

As regiões nordeste e leste de Minas já não têm mais vagas de UTI para tratamento da doença.

 

Em entrevista coletiva, o Secretário de Saúde de Minas, Carlos Eduardo, afirmou que o estado não vai obrigar as prefeituras a decretarem o fechamento total, o lockdown.

 

Carlos Eduardo ainda disse que o estado tem baixa testagem porque recebeu poucos insumos do Ministério da Saúde, levando a testar apenas o público prioritário.

 

O governo diz que o momento deve levar a aumentar a testagem no estado, que tem mais de 18 milhões de habitantes. Apenas 33 mil pessoas foram testadas em laboratório. O número de testes rápidos já realizados não foi divulgado pela Secretaria de Saúde.

 

Segundo o Ministério da Saúde, foram distribuídos 165 mil testes laboratoriais e 780 mil testes rápidos para Minas Gerais.

 

A Secretaria de Saúde afirmou que ainda há leitos na rede pública da capital que podem ser abertos antes de inaugurar o hospital de campanha montado no Centro de Convenções do governo em abril.

 

Dos 853 municípios de Minas Gerais, 640 já tiveram casos confirmados da Covid-19. Desses, 193 já registraram mortes para a doença.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo