agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Evento celebra 70 anos do Teatro Experimental do Negro

02:15 Cultura, Notícias 13/10/2014 - 11h44 Brasília Embed

Karol Assunção

Criado no dia 13 de outubro de 1944 para chamar a atenção contra a discriminação racial e destacar a população negra como protagonista na dramaturgia, o TEN – Teatro Experimental do Negro - completa, nesta segunda-feira, 70 anos.


Idealizado e fundado pelo ex-senador Abdias Nascimento, o projeto tinha o objetivo de valorizar a cultura e a cor negra em um local onde até então só pisavam brancos: os palcos de teatros, como lembra a viúva de Abdias e diretora do Ipeafro – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros – Elisa Nascimento.


Segundo Elisa, o TEN não se resumia apenas a um teatro com atuação de negros. Era também um projeto contra a discriminação racial e destinado a divulgação da cultura de matriz africana. Reuniu, além de Abdias, artistas como Léa Garcia e Haroldo Costa.


A diretora do Ipeafro destaca a importância de hoje celebrar a fundação do TEN para lembrar as discriminações que ainda existem atualmente e para lembrar as contribuições do Teatro Experimental do Negro para a história nacional.


A celebração ocorre na noite desta segunda-feira, no Centro Afrocarioca de Cinema, no Rio de Janeiro, com a mostra dos filmes “TEN 70 anos” e “Sebastião Januário: o artista do sacro ao profano”

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique