Evento celebra 70 anos do Teatro Experimental do Negro

Publicado em 13/10/2014 - 11:44 Por Karol Assunção - Brasília

Criado no dia 13 de outubro de 1944 para chamar a atenção contra a discriminação racial e destacar a população negra como protagonista na dramaturgia, o TEN – Teatro Experimental do Negro - completa, nesta segunda-feira, 70 anos.


Idealizado e fundado pelo ex-senador Abdias Nascimento, o projeto tinha o objetivo de valorizar a cultura e a cor negra em um local onde até então só pisavam brancos: os palcos de teatros, como lembra a viúva de Abdias e diretora do Ipeafro – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros – Elisa Nascimento.


Segundo Elisa, o TEN não se resumia apenas a um teatro com atuação de negros. Era também um projeto contra a discriminação racial e destinado a divulgação da cultura de matriz africana. Reuniu, além de Abdias, artistas como Léa Garcia e Haroldo Costa.


A diretora do Ipeafro destaca a importância de hoje celebrar a fundação do TEN para lembrar as discriminações que ainda existem atualmente e para lembrar as contribuições do Teatro Experimental do Negro para a história nacional.


A celebração ocorre na noite desta segunda-feira, no Centro Afrocarioca de Cinema, no Rio de Janeiro, com a mostra dos filmes “TEN 70 anos” e “Sebastião Januário: o artista do sacro ao profano”

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo