agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Estilistas afrobrasileiras buscam espaço no mercado da moda

02:48 Cultura, Notícias 18/11/2014 - 14h36 Brasília Embed

Karol Assunção

É no mercado da moda que se destacam, cada vez mais, empreendimentos da cultura afro. São produtoras que apresentam, no estilo que desenham e costuram, algo além da combinação de cores fortes e traços marcantes.


Para a sócia-fundadora do Barravento Ateliê, Raíssa Gomes, a moda afro-brasileira é uma forma de expressão política e valorização da identidade.


Muitas pessoas utilizam a moda afro apenas como estética. Outras, vestem para se sentir bem e mostrar quem é e de onde vem. É o caso da estudante de serviço social Monique Britto. Mas, antes de se identificar com esse estilo, Monique passou por um processo de reconhecimento da própria identidade.

 

A designer de moda Makota Kisandembu, da Anamab - Associação Nacional de Moda Afro-Brasileira -, reclama que a moda afro não tem espaço garantido nos grandes eventos.

A brasileira usa muito mais peças afro do que imagina. Pulseiras, colares, turbantes, estampas de tecidos. Vários elementos de matriz africana estão nas roupas do dia-a-dia e fazem referência à nossa história, cultura e ancestralidade.


A Anamab, por exemplo, reúne cerca de 40 produtoras que trabalham com a moda afro em várias regiões do país. Para conhecer o trabalho desses empreendimentos e as ações voltadas à valorização da moda afro-brasileira, acesse: associacaodamodaafrobrasileira.blogspot.com.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique